Smart News
Cuidados com móveis de escritório
Não é fácil manter a mobília em ordem, com um aspecto novo por muito tempo, principalmente no ambiente de trabalho. Os cuidados a serem tomados estão além da simples solução de água e sabão neutro, que quase sempre resolve a maioria dos problemas. Alguns cuidados gerais que devem ser tomados é evitar expor os móveis e cadeiras do escritório ao sol, a incidência de luz desbota e danifica os materiais, tal como mantê-los em locais expostos à umidade. Não arraste a mobília, isso pode provocar danos na regulagem das portas e nas sapatas que compensam o desnível do chão, ter o máximo de cuidado com objetos cortantes ao desembalar o produto, ele pode acabar danificando o material.
Na limpeza de móveis com acabamento em verniz, selador, tingidor passar pano umedecido em água, enxugar com tecido absorvente, nunca usar produtos abrasivos, nem esponjas de aço. Em situações em que tiverem partículas ásperas sobre o mobiliário, antes da limpeza com pano úmido, deve-se passar o espanador. Estas partículas quando não retiradas com espanador podem provocar riscos. Nos vidros passar pano umedecido em água e sabão neutro.
Em mármore e granito passar pano umedecido em água e sabão neutro. Enxugar com tecido absorvente. Em tecidos a limpeza deve ser feita com pano umedecido em água e sabão neutro. Para a limpeza de manchas de óleos, graxas e cosméticos passar água morna e sabão neutro. Se a mancha persistir, adicionar à água 5% de solução de amoníaco, esfregar levemente. Esperar secar e passar a escova no sentido do pêlo. Tintas e graxa de sapato retirar o excesso com papel absorvente. Esfregar levemente um pano umedecido em água morna e sabão neutro. Se a mancha persistir, utilizar suco de limão, vinagre ou 5% de solução de amoníaco diluído em água morna. Nunca usar produtos contendo solventes como álcool, acetona, etc. Bem cuidados os móveis aumentar em muito sua durabilidade.
Móveis para escritório alugados, você conhece esse serviço?
Você deve estar se perguntando, por que alugar móveis para o escritório? Pois saiba que são muitas as aplicações para esse serviço.
Através da locação de móveis, sua empresa terá uma resposta rápida para a falta ou necessidade desses objetos em determinada época ou eventual procura desses materiais. Por exemplo, em uma expansão empresarial, contratação de empregados temporários, treinamento de pessoal, até mesmo criação de novos departamentos ou após incidentes em que haja perda dos móveis do escritório.
Esses são alguns exemplos onde a procura por móveis pode ser solucionada com aluguéis, pois é necessário rápida reposição ou o uso será por tempo determinado e não necessariamente haja espaço para guardar móveis que não serão mais utilizados.
Nos últimos tempos essa opção tem se tornado mais viavél, além de ser uma maneira mais moderna, econômica e sustentável de acompanhar a expansão das empresas. E pode ser um jeito de estabelecer um ambiente de trabalho pronto, em um curto espaço de tempo.
Outro fator interessante, é que os móveis para aluguel passam por manutenção constante, o que aumenta a vida útil deles. Também é possível utilizar esse serviço quando a empresa muda de endereço e quer continuar trabalhando antes que os novos móveis cheguem, podendo até "testar" quais os melhores locais e maneiras de usar o novo espaço.
Um detalhe financeiro, que pode agradar quem pensa em fazer isso. Aluguel de móveis conta como despesa, podendo, contabiliscamente, ser dedutível nos impostos. Também não há imobilização de capital, como quando você compra todos os móveis para seu escritório, além do que, os valores pagos por mês são normalmente mais baixos que os valores pagos para adquirir os mesmos.
É uma maneira de ser manter atualizado com os padrões de design mais recentes para todo o seu pessoal. Afinal, uma empresa que é preocupada com a renovação do escritório, também deve se preocupar com a imagem dela e fornecerá serviços condizentes com essa imagem. |
Móveis para Escritório melhoram a produtividade
É no ambiente de trabalho que passamos a maior parte do tempo, por isso os móveis para escritório passam a ter cada vez mais importância na vida das pessoas. Especialistas garantem que trabalhar em um ambiente organizado e com móveis de qualidade são fatores fundamentais para um melhor rendimento profissional. |
Móveis ergonômicos são investimentos
Quem já não sentiu uma sensação de extremo cansaço e dores no corpo ao final do expediente? Apesar de parecerem comuns, devem ser encarados como sinais de problema, e a causa pode estar no mobiliário do trabalho. |
PARÂMETROS LEGAIS NORMA NBR17
A Norma. Regulamentadora nº17, emitida pelo Ministério do Trabalho e Emprego, trata da Ergonomia e estabelece "parâmetros para a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores, de modo a proporcionar um máximo de conforto, segurança e desempenho eficiente". |
Como Escolher os Móveis do Escritório
Os móveis são os elementos que tornam o espaço útil e permitem que as atividades sejam realizadas adequadamente. Basicamente, o mobiliário é composto por: mesa (s), cadeira (s), armários, gavetas, prateleiras e divisórias.
Reunimos algumas dicas para ajudar na escolha destes itens:
Mesas
É nela que desenvolvemos as principais atividades de trabalho. Para escolher o modelo adequado, liste quais itens ela deverá apoiar e guardar: computador desktop, notebook, impressora, scanner, espaço para anotações e leituras, telefone, ... Lembre-se que dependendo do tipo da mesa poderão ser necessários alguns acabamentos como furo para passagem dos fios (computador, telefone, ...)
Formatos redondos são ótimos para reuniões e para pequenos ambientes, já formatos em L facilitam a execução de diferentes tarefas como lidar no computador e ter uma bancada livre para anotações. Mesas em L também são boas para trabalhar em equipe, pois facilitam a dinâmica do escritório.
Medidas (valores normalmente utilizados, apenas para ter um parâmetro):
◦Altura = 74cm ◦Profundidade = 50cm ◦Largura mínima para uma mesa de computador = 80cm
Cadeiras e Poltronas
Este é um dos principais elementos do mobiliário de um escritório: é nela que permanecemos sentados durante muito tempo. Saiba escolher: cadeira ou poltrona?
A “cadeira” possui assento e encosto, possui um tamanho menor que a poltrona, pode ser fixa ou giratória, ter ou não braços. É indicada para atividades que exigem uma maior movimentação, como em recepções. E também para espaços reduzidos.
Já as “poltronas” possuem as mesmas características das cadeiras com o diferencial que são maiores e indicadas para gerentes, diretores, ... ou seja, o tipo e o tamanho do mobiliário transmite, diretamente, a sensação de importância do cargo.
Para escolher o modelo ideal, responda: Qual será o tipo de trabalho realizado? Exige grande movimentação? Qual o peso e o tamanho do usuário?
Dicas gerais:
◦As cadeiras devem ter alturas ajustáveis (entre 37 e 50cm do piso, segundo a NR 17, norma regulamentadora que estabelece parâmetros ergonômicos), para que as coxas fiquem paralelas ao chão e as panturrilhas a aproximadamente 2 ou 3 cm do início da cadeira. As bordas devem ser arredondadas. Desta maneira o peso do corpo será bem distribuído e a circulação sanguínea favorecida;
◦Lombar apoiada: o apoio deve ter ajuste de altura e de inclinação, auxiliando na sustentação do peso sobre a coluna, evitando dores e desconforto. O apoio deve ter no mínimo 40cm de largura, de acordo com a NR 17;
◦Apoio para os braços: deve ser ajustável tanto na altura, quanto na largura (para permitir que pessoas maiores possam aumentar o espaço da largura da cadeira). Este apoio é necessário apenas para a realização de algumas atividades, como trabalho no computador, para que o usuário possa apoiar os braços de tempos em tempos para descansar;
◦As cadeiras de postos de trabalho devem ter apoio em 5 pés e rodízios com estabilidade, para evitar quedas, revestimento estofado onde ocorrer contato com a pele, permitindo a eliminação do suor, base estofada com material de densidade entre 40 e 50Kg/m³, profundidade útil de 38 a 46cm e largura mínima de 40cm (segundo a NR17);
◦Amortecedores evitam impactos na base da coluna, os quais podem provocar dores de cabeça, na coluna e na visão.
Armários e Estantes
|
Um bom ambiente de trabalho faz toda a diferença
Muitas vezes, pequenos detalhes fazem a diferença, principalmente no local onde trabalhamos todos os dias. E algumas mudanças podem melhorar muito a produtividade na empresa.
|
Organize-se no escritório para render mais!
Para ser improdutivo é muito fácil. Ter um escritório em desordem é o primeiro passo. Papéis espalhados por todo lugar, fios de telefone e de computador enrolados, sujeira, má administração do tempo e arquivamento confuso completam a lista. |
A importância do mobiliário corporativo e sua influência na produtividade.
Temos passado cada vez mais tempo sentados em frente a um computador, de modo que a mesa e a cadeira de escritório assumem, junto ao notebook ou desktop, um papel diferenciado em nossas vidas. Essa evolução do espaço de trabalho é uma resposta ao avanço da sociedade, que deve ser compreendida em sua totalidade. Há muito tempo o tema “ergonomia” é assunto discutido no meio científico. Com o desenvolvimento da tecnologia e o consumo cada vez maior de equipamentos eletrônicos, a preocupação com a relação entre homem e máquina intensificou-se. |
Ergonomia consciente
Os recursos aplicados através da ergonomia possibilitam melhorar a qualidade de vida no trabalho, permitindo um aumento no grau de satisfação dos funcionários e conseqüentemente o aumento da produtividade. |